Você pode encontrar a matéria completa no site revivendo para Vida e Paz, que extraiu da cartilha da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.
Conversa
Alguns pais acham que educar os filhos sobre drogas tem que começar cedo:na hora do jantar, começam a falar com seus filhos de seis e nove anos de idade sobre os perigos da maconha, da cocaína e do crack. No momento depois, os filhos estão entediados, inquietos, contando os minutos para a conversa acabar. Os pais , no entanto, sentem-se aliviados, com a consciência limpa de que cumpriram com seu dever. Passadas algumas horas, todos esqueceram o assunto. A iniciativa dos pais teve poucos efeitos.
O equívoco desses pais bem intencionados não é a idéia de que a prevenção deve começar cedo e sim a falta de sintonia entre a conversa e a realidade imediata das crianças.
Como a questão do consumo de drogas ilegais é, salvo raras exceções, algo distante da realidade das crianças, é muito mais importante abordar os riscos de uso de substâncias químicas, mencionando produtos visíveis no cotidiano, como remédios, cigarros, produtos de limpeza e bebidas alcoólicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário